Imobiliária em Itanhaém
Andresa Giordano (13) 99601-7454 Rose Helena Pereira (11)99741-2381

Notícias do mercado imobiliário

Saiba quais são as Garantias Locatícias mais utilizadas

A garantia de locação é um requisito indispensável para alugar um imóvel e escolher a melhor opção é essencial para evitar burocracias e transtornos.
Dentre as principais garantias que existem temos: Seguro Fiança, Fiador Depósito Caução.

SEGURO FIANÇA 

É a opção mais segura para o locador, nessa garantia o locatário deve procurar uma instituição financeira que ofereça o serviço e contratar uma apólice que terá o proprietário do imóvel como beneficiário. Se houver inadimplência, o ressarcimento das despesas não pagas é feito por meio do seguro.
Além do aluguel, os proprietários podem exigir a inclusão de outras despesas na apólice do seguro fiança, como taxa de condomínio, IPTU e até mesmo gastos com ação de despejo, se necessário. Embora represente um custo extra para o inquilino, trata-se de uma boa alternativa quando não se dispõe de fiador ou de capital para caução.
O valor do seguro geralmente equivale a dois ou três meses de aluguel, dependendo da análise de risco do cadastro, e pode ser parcelado em até 12 vezes.

FIADOR

A garantia locatícia por meio de um fiador é uma das mais comuns e a preferida pelos proprietários de imóveis. Ela prevê a inclusão de uma terceira pessoa no contrato de aluguel, que assumirá as despesas com aluguel e demais encargos se o locatário não o fizer.
Porém, nem todos os interessados em alugar um imóvel conseguem apresentar um fiador com o perfil exigido: ele precisa ter um imóvel quitado e sem irregularidades, localizado em qualquer cidade do território brasileiro. 
No momento de fechar o contrato de aluguel, além dos documentos do inquilino exigidos na locação de um imóvel, o fiador deverá preencher uma ficha de cadastro e anexar os seguintes itens:

Cópia do RG e CPF do fiador;
Cópia do RG e CPF do cônjuge, se houver;
Comprovante de residência;
Cópia atualizada do registro de imóvel;
Certidão atualizada de estado civil;
Comprovante de renda na forma de holerite ou Imposto de Renda do fiador e seu cônjuge. Assim como no caso do locatário, a receita mínima deve ser equivalente a três vezes o valor do aluguel.

DEPÓSITO CAUÇÃO 

Outra modalidade de garantia muito conhecida é o depósito caução, que consiste no depósito adiantado de um valor combinado com o proprietário. Dessa maneira, caso a inadimplência aconteça, o valor depositado é uma forma de garantia para evitar perdas.
Geralmente, o valor do caução pode chegar a 3 aluguéis, depositados em conta com a intermediação da imobiliária e descrição em contrato. Assim, ao final do período de locação e caso não existam pendências, é possível ter os valores de volta com as devidas correções.
28/02/2023